29 DE MAIO - DIA DO GEÓGRAFO


Saudações Agebeanas

No dia 31 de maio de 2019, sexta-feira, a Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Local Cuiabá, com o apoio do Departamento de Geografia do Instituto de Geografia, História e Documentação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, realizará o evento: ‘VII AGB Debate: 29 de maio: Dia do Geógrafo’.
Em virtude da data comemorativa do Dia do Geógrafo, em 29 de maio, ocorrerão Mesas de discussão temáticas acerca de aspectos profissionais da Geografia, como a formação, pesquisa, atuação profissional e o ensino. Serão realizadas duas Mesas, uma no período matutino e outra no período noturno, respectivamente com os temas: ‘Atuação do Geógrafo no mercado de trabalho’ e ‘Geografia nas escolas: para que e para quem?’.
Os encontros relativos ao Dia do Geógrafo promovidos pela AGB SL Cuiabá ocorrem tradicionalmente a cada ano. O evento conta com a participação de um público formado por associados e colaboradores em geral da AGB SL Cuiabá, em sua maioria estudantes, professores e profissionais de Geografia, de diferentes níveis e esferas, e interessados nas temáticas discutidas.

A Mesa de discussão 'Atuação do Geógrafo no mercado de trabalho' tem como temas: 

Discutir a atuação técnica do profissional Geógrafo Bacharel; demandas de trabalho em instituições públicas e empresas privadas; técnica profissional do Geógrafo no mercado de trabalho; a Geografia na formação universitária do Bacharel em Geografia e na Pós-Graduação.

A Mesa de discussão 'Geografia nas escolas: para que e para quem?' tem como temas: 

Em resposta às mudanças e ataques que viemos sofrendo na decisões do Governo Federal para com a Educação, e aos encontros do Grupo de Trabalho em Educação da AGB SL Cuiabá realizados durante o ano de 2018, onde identificamos diversas problemáticas na realidade cuiabana, como desinteresse dos alunos, ausência das famílias, grandes dificuldades de leitura e escrita, uso de drogas, depressão, fome, baixos salários aos professores, muitas aulas, muitos alunos por sala, ausência de material didático e laboratórios, dificuldade de trabalho coletivo, dificuldade com alunos portadores de deficiência auditiva, visual e outras, falta de investimento nas aulas diversificadas, participação na Conferência Nacional de Educação (CONAE)/Fórum Nacional de Educação e em encontros estaduais e regionais. Considerando tais questões verificamos a necessidade de evidenciar a realidade escolar. Desta maneira fazemos alguns questionamentos: Queremos uma Reforma Educacional? Queremos uma Educação com base nas experiências sociais dos alunos ou em um conteúdo pré-programado e generalista? Queremos uma política educacional de Estado ou de Governo? Que tipo de Educação e de Ensino queremos para os nossos futuros atores sociais? É sob estas questões que trazemos o debate sobre os desafios de se lecionar Geografia e sobre as metodologias utilizadas em diferentes escalas de análise, institucionais e sociais dentro do contexto político e social em que vivemos.

Contamos com a presença de tod@s.