NOTA DE REPÚDIO


A Associação dos(as) Geógrafos(as) Brasileiros(as) (AGB) - Seção Local Cuiabá-MT, entidade que representa os geógrafos, professores e estudantes de geografia se manifesta publicamente contra a fala do governador Mauro Mendes ao questionar a credibilidade dos dados das pesquisas realizadas  pelos Departamentos de Geografia e de Matemática e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
A AGB Cuiabá se solidariza com todos coordenadores de pesquisas, pesquisadores, alunos e professores que tem o compromisso com a ciência e em tempos como estes, de negacionismo cinetífico, demarcam o lugar e a luta da ciência, no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
As pesquisas científicas não partem de “previsões”, conforme afirmou o governador, alegando que a “Mãe Dináh tá acertando mais do que muitos que ousaram fazer essas previsões”. As pesquisas realizadas pelos realizadas pelos Departamentos de Geografia, de Matemática e do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), partem do compromisso com a vida e com sociedade e tem demonstrado  que  a falta (ou omissão) de políticas públicas federais, estaduais e municipais matam.
Em tempos de pandemia humana e política, o nosso compromisso com ciência é o nosso maior gesto de RESISTÊNCIA!
A Associação dos(as) Geógrafos(as) Brasileiros(as) (AGB) 
Seção Local Cuiabá-MT 

Cuiabá, 23 de julho de 2020.