“Precarização do trabalho dos professores e professoras da educação básica no estado de Mato Grosso”

O projeto de Extensão A Geografia das ações políticas de enfrentamento à COVID- 19 em Mato Grosso, do Departamento de Geografia, do Instituto de Geografia, História e Documentação – IGHD, em parceria com o Grupo de Trabalho de Educação da AGB Cuiabá, realiza no próximo dia 17 (quinta-feira) a partir das 18h sua primeira Live, transmitida no Canal YouTube da AGB-Cuiabá (https://www.youtube.com/channel/UC3P87nRCNGjbReK9lssPx4A?view_as=subscriber).

Neste debate, contaremos com os professores da rede básica de ensino do Estado de Mato Grosso, Adriana Cândido, Bruno Raphael Teixeira Chico e Edzar Allen com intuito e debater a “Precarização do trabalho dos professores e professoras da educação básica no estado de Mato Grosso”, tendo como mediadora do debate, a Profa. Dra. Silvia Fernanda Cantóia, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia.

O projeto de extensão conta com um coletivo de pesquisadoras e pesquisadores, entre docentes, discentes e professoras e professoras da rede básica de ensino, assim como, a AGB-Cuiabá e o CAGEO-UFMT. Tendo como objetivo trazer a luz o embate político entre o direito à vida e a economia nesse momento de pandemia provocada pelo surto do novo coronavírus, causador da Covid-19. Entende-se que, esse embate se reflete em ações políticas, expressas por meio de leis, decretos, portarias e outros instrumentos legais, dos diferentes poderes governamentais e que afetam diretamente a sociedade.