PRIMEIRA CIRCULAR - XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos

XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos - ENG

PRIMEIRA CIRCULAR
Com entusiasmo anunciamos que o Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG) chega a sua 20ª edição, ocorrendo em São Paulo (SP), na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 13 e 17 de julho de 2020.
Desde o 1° ENG, realizado em Presidente Prudente (SP), em 1972, foram muitos os debates, reflexões e ações desenvolvidas pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Essa construção histórica evidencia a importância do encontro para o pensamento geográfico brasileiro e para a ação da entidade em suas diversas frentes de atuação e pautas políticas. A história da Geografia brasileira está intimamente ligada à história da AGB, e o ENG é um dos principais momentos em que é possível perceber as bases da construção da práxis geográfica nacional, a partir da interação entre geógrafas e geógrafos, não só do Brasil, mas também de outros países.
A conjuntura política-econômica atual demanda da AGB o estabelecimento de pautas que possibilitem elaborar práticas de resistência e superação frente aos ataques neoliberais e reacionários que acentuam as desigualdades sociais, econômicas, de gênero, culturais e regionais entre a população brasileira.
No último ENG, realizado em João Pessoa (PB), em 2018, foram debatidos diferentes temas que se desdobraram em posicionamentos teóricos, epistemológicos e políticos defendidos pela entidade. Entre eles: a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e a crítica às reformas educacionais que reforçam as disparidades regionais; a importância dos movimentos étnico-raciais e de gêneros para a garantia de direitos sociais conquistados; os conflitos no campo e na cidade e a denúncia aos agentes que promovem a violência contra os povos; a defesa da saúde pública como direito básico; a condição do Brasil e da América Latina nas disputas geopolíticas do capitalismo mundial.
Diante das pautas discutidas em seu último encontro nacional, a AGB reforçou o seu compromisso com formação de uma ciência geográfica crítica aliada à transformação social. Historicamente a entidade se coloca como um espaço de atuação e construção da comunidade geográfica, ao refletir criticamente a realidade nacional e propor à sociedade brasileira formas de resistência às contradições socioespaciais.
Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB - Diretoria Executiva Nacional
Av. Lineu Prestes, 338, Geografia/História – Cidade Universitária/USP, São Paulo – SP, CEP: 05508-900, telefone: (11) 3091-3758

Desse modo, o Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos, organizado pela AGB deve ser entendido como um dos instrumentos de luta da comunidade geográfica contra essas contradições. Assim, a AGB Nacional, a partir, da atuação coletiva e horizontal de seus associados (estudantes, professoras e professores, profissionais geógrafas e geógrafos, etc.) se compromete com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humana.
Por fim, convidamos a todas e todos a participarem do XX ENG não só durante a realização do evento e sim desde agora, durante o seu momento de elaboração. Desta forma, os interessados devem procurar a Seção Local mais próxima e participar.
Um bom XX ENG!

XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos - ENG

Data: 13 a 17 de julho de 2020
Local: Universidade de São Paulo (USP), São Paulo - SP
Tema: Brasil-periferia: a geografia para resistir e a AGB para construir

Ementa: As conjunturas neoconservadoras e neoliberais que se desenham em escala- mundo no primeiro quartel do século XXI tem se expressado de modo particular nas periferias do capitalismo mundial. A questão da periferia não se evidencia como localização, mas como condição de estar à margem do poder. Nesses termos, a condição periférica é uma realidade do Brasil em relação a sua posição na organização do capitalismo mundial, que reverbera na realidade produzida dentro de suas próprias fronteiras. Os fundamentos estruturais da sociedade capitalista e a colonialidade dão o tom dos discursos racistas, machistas, homofóbicos, xenofóbicos, higienistas e classistas que têm se acentuado no campo de disputa da política contemporânea. Diante desse contexto, as dinâmicas educacionais, urbanas, rurais e ambientais expõem contradições estudadas pela e por meio da ciência geográfica em suas diversas escalas, o que possibilita criar e fortalecer mecanismos de resistência às hegemonias político-econômicas. A geografia emerge enquanto campo de crítica social para questionar as estruturas hegemônicas, as subordinações imperialistas e sub-imperialistas, hierarquizações e normatizações que escondem as diversidades sob as quais nossa sociedade é construída e se reproduz. Na contramão dessa conjuntura, a Associação dos Geógrafos Brasileiros – enquanto entidade representativa e articuladora da geografia – tem-se construído ao longo dos anos com uma base coletiva, através das Seções Locais e de seus Encontros Nacionais. Diante do avanço das práticas autoritárias, as formas horizontais de organização da AGB surgem como potencialidade de construção de resistências.

Grade de Programação



Eixos temáticos
Os eixos temáticos direcionam as discussões que serão realizadas durante o XX ENG. Os eixos têm o papel de orientar as atividades do próprio encontro, como as mesas redondas, ESC, Oficinas e Minicursos, Geo na Rua e Trabalhos de Campo. Portanto, estes espaços citados foram pensados a partir da proposição dos referidos eixos temáticos. É importante frisar que os eixos temáticos se tratam de questões-problema sobre a realidade e não enquanto áreas da Geografia. Os eixos devem estar relacionados ao tema e ementa do XX ENG e fomentar debates nas diversas atividades e espaços que ocorrerão no encontro. Salientamos que os eixos temáticos não orientam o envio dos trabalhos submetidos ao encontro, já que estes devem ser enviados através dos Espaços de Diálogos e Práticas (EDP), que são direcionados pelas áreas gerais.

Monitoria
A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) convida, com imenso prazer, todas e todos a participarem como monitoras (es) no próximo XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos (ENG). Partindo de um princípio de construção coletiva, acreditamos numa proposta de Monitoria que permita a todas e todos a participarem e construírem o encontro de maneira conjunta e coletiva. O que propomos é que as atividades sejam promovidas e praticadas em nível de igualdade, superando uma compreensão da figura da(o) monitor(a) como um(a) mera(o) “tarefista”, um(a) funcionária(o). Acreditamos que é possível outra forma de monitoria; na qual todas e todos – conferencistas, palestrantes, estudantes, professores e etc. Tornarem-se parte desta organização e construção. Faz-se necessário superar a ideia de encontro “acabado”, como mercadoria ou serviço, e a divisão entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. Isso é um dos princípios da nossa entidade, que preza organizar as suas atividades de maneira horizontal e coletiva.

Mesas
A partir dos acúmulos das Reuniões de Gestão Coletiva (RGC), cada mesa será composta por três participantes, sendo um provocador/coordenador e dois expositores/palestrantes. Definiu-se também o perfil dos convidados, preferencialmente, o provocador/coordenador seja agebeano e tenha envolvimento com as práticas da entidade, um palestrante expositor envolvido com o pensamento científico/acadêmico, e o outro ativista de movimento social. Ainda procura-se respeitar a paridade de gênero e representatividade étnico-racial. Ambos devem ter proximidade acadêmica e política com o tema da mesa e também com os posicionamentos e princípios da AGB apresenta sobre as referidas temáticas.

Espaços de Socialização de Coletivos (ESC)
Esta atividade abre espaço para que coletivos possam socializar as discussões e as práticas com os encontristas. Entende-se por “coletivos” grupos de pessoas que se articulam em torno de um tema ou prática em comum, portanto, não necessariamente devem estar institucionalizados por algum órgão de fomento à pesquisa, ou similar. Esse espaço estará aberto a grupos de pesquisa, movimentos sociais e demais coletivos que queiram socializar os seus achados, pautas de luta, sonhos e reivindicações sejam elas de caráter ambiental, cultural e/ou político. A ideia é que grupos acadêmicos e não acadêmicos possam desenvolver as suas discussões e que estas sejam acessíveis também ao amplo público de encontristas. Embora seja livre o envio de propostas por quaisquer coletivos, é importante que os proponentes façam uma leitura prévia do tema geral e dos eixos do encontro, visando proporcionar uma maior organicidade entre as propostas de atividades, o ENG e a realidade local do encontro.

Espaços de Diálogos e Práticas (EDP)
Nos Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs), as/os encontristas do XX ENG apresentam e discutem, de forma horizontal, suas pesquisas (concluídas ou em andamento), seus relatos de experiências e trabalhos. Trata-se de um espaço de socialização de conhecimentos a partir da troca de experiências e do diálogo. Os EDPs são pensados de forma inclusiva, para que todos e todas possam debater e produzir a ciência geográfica coletivamente.
Os temas e trabalhos serão organizados nas seguintes áreas gerais:
Áreas gerais
● Cidade e Urbano
● Campo e Rural
● Pensamento Geográfico
● Ensino de Geografia e Educação
● Geografia da fome, alimentar e da saúde
● Relações étnico-raciais, gêneros e sexualidades
● Geografia política e geopolítica
● Geografia econômica
● Cultura, memória e patrimônio
● Geografia física e meio ambiente
● Cartografia e representações de mundo

Grupos de Trabalho (GTs)
Os Grupos de Trabalho (GTs) do XX Encontro Nacional de Geógrafas e Geógrafos constituem um momento em que os GTs atualmente existentes nas Seções Locais da AGB apresentam aos encontristas os debates que vêm realizando e convocam a comunidade geográfica a contribuir com a discussão dessas problemáticas e participar das ações.
Os GTs são um espaço essencial de trocas e construção de intervenções na sociedade entre os GTs, as Seções Locais da AGB e a comunidade geográfica, tanto na escala local quanto na regional ou nacional. Dessa forma, para o XX ENG os GTs serão propostos a partir dos grupos de trabalho atuantes nas Seções Locais, inclusive constando a proposta em ata de assembleia das Seções.

Minicursos e Oficinas
Os minicursos e as oficinas são espaços onde são oferecidas atividades de caráter prático e teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir do compartilhamento de experiências de indivíduos e grupos. É importante que os proponentes façam uma leitura prévia do tema geral e dos eixos do encontro visando proporcionar uma organicidade entre as propostas de atividades, o ENG e a realidade local. Poderão apresentar propostas para serem desenvolvidas no XX ENG pessoas devidamente inscritas no evento.

Trabalho de Campo (TC)
As atividades de trabalho de campo são práticas históricas da Geografia, fazendo parte de um conjunto de técnicas, saberes e (re)existências que estão em constante processo de transformação, sendo uma das mais importantes ferramentas de análise das geógrafas e dos geógrafos. Tem-se adotado o trabalho de campo como uma instância do fazer geográfico para a compreensão das dinâmicas e processos existentes no espaço.
Tendo em vista a difícil conjuntura política, econômica e social do país, temos um cenário de retrocessos e ataques a construção de ferramentais que nos permitem compreender e atuar sobre a realidade. Dessa forma, a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) compreende que o trabalho de campo possibilita diversas leituras geográficas, concretizando a junção essencial entre teoria e prática. A AGB, ao longo destes anos vem promovendo encontros nacionais de geografia e fortalecendo a ideia de que os trabalhos de campo são espaços fundamentais em suas grades de programação, tendo como principal objetivo refletir sobre o tema central do encontro e seus eixos temáticos.
Durante a atividade há um momento em que todas as pessoas realizam uma avaliação com suas impressões sobre seus respectivos trabalhos de campo. Este é o momento denominado Pós-campo, o qual configura mais uma ação de valorização do trabalho de campo nos encontros da AGB.

Atividades Culturais
Ao longo da realização do XX ENG, as/os encontristas poderão interagir com expressões e manifestações culturais presentes na programação. Estas atividades objetivam proporcionar momentos de troca de experiências e reflexões, valorizando as manifestações culturais locais e regionais, além da exposição da produção acadêmica da Geografia brasileira, reunida nas bancas e lançamentos de livros. O espaço para lançamento de livros congregará a divulgação de obras recém publicadas em que autores poderão dialogar com as/os demais encontristas.


Link: https://www.eng2020.agb.org.br/informativo/view?TIPO=&ID_INFORMATIVO=1