2ª Circular do Encontro Nacional de Ensino de Geografia - IX Fala Professor(a)!
Guiando-nos pelo tripé "resistência, saberes e poderes", experimentamos a imagem do fogo - aqui domesticado na figura do fósforo - como símbolo do poder que destrói, mas ao mesmo tempo arvora o novo. O fósforo que nunca se queima é o poder da resistência que guarda em si a potência de também se inflamar. E o próprio fogo domado é uma lembrança dos saberes que nos trouxeram até aqui desde sua dominação, e que não podem ser abandonados. Em tempos sombrios de anticientificismo e negação de saberes, tanto os populares quanto os acadêmicos, a educação encontra-se verdadeiramente ameaçada em muitas frentes, seja de forma institucional ou não. A lembrança do Museu Nacional consumido pelas chamas está presa na retina e é o símbolo maior do perigo que está posto. Mas o fogo arvora o novo. Em forma de saber e poder, e também de resistência.
1. RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Durante o Encontro este espaço será destinado para o relato de práticas pedagógicas realizadas por docentes de forma individual ou em grupo, estimulando o compartilhamento de experiências vivenciadas em salas de aula ou em outros espaços educativos. Os REs se diferenciam dos formatos clássicos de apresentação de trabalhos acadêmico, pois ele se dedica a construir um espaço de socialização das práticas docentes, tomando como referência o que os(as) professores(as) e docentes têm adotado de metodologias, materiais didáticos, formas de organização coletiva, práticas de resistência, debates acerca do ensino e outros.
Normas para envio dos Relatos de experiência
Os REs deverão ser enviados até o dia 07 de maio de 2019, exclusivamente pelo site do IX Fala Professor (a)!. No ato da inscrição do relato de experiência, os encontristas deverão optar por um dos Eixos Temáticos. Esta inscrição irá gerar um aceite automático para o participante. Para ampliar a possibilidade de socialização dessas informações, os REs enviados serão publicados na forma de Anais. Os(as) interessados deverão preparar seus REs seguindo as normas descritas abaixo:
Extensão: mínimo de 5 e página de 15 páginas (incluso ilustrações e bibliografias);
Tamanho do Papel: A4;
Margens: 2,5 cm de todos os lados;
Corpo do Texto: a fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre
linhas, texto justificado. Apenas nas referências (caso haja), utilizar fonte tamanho 10 com recuo de
parágrafo de 4 cm;
Título: O título deverá ser apresentado com fonte tamanho 14, centralizado, letras maiúsculas e em negrito. Caso haja subtítulos, estes deverão estar separados do parágrafo anterior e posterior por um enter, com fonte tamanho 12, alinhados à esquerda, letras minúsculas, e em negrito.
Informações sobre os Autores(as): logo abaixo do título, apresentar o nome do(a) autor(a), seguido pelo seu contato (e-mail), local onde atua (Escola, Universidade, Centro Educacional, etc.). Caso haja outros(as) autores(as), repetir os mesmo tipos de informações para cada autor(a);
Resumo: logo após as informações sobre autores(as), inserir resumo com extensão entre 10 e 15 linhas, fonte tamanho 10, texto justificado;
Palavras-Chave: abaixo do resumo inserir até 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula (;)
Ilustrações: tabelas, figuras e quadros: seguir normas atualizadas da ABNT;
Eixos Temáticos
1. Métodos e projetos de intervenção didática
2. Regulação do trabalho docente pelos materiais didáticos e avaliações externas
3. Escola como espaço de conflito
4. Educação Especial e inclusiva
5. Educação de Jovens e Adultos
6. Ensino de Geografia e questões étnico-raciais
7. Educação Popular
8. Gênero e diversidade na escola
9. Ensino de Geografia e Currículo
10. Natureza e Meio Ambiente
11. Educação do Campo
12. Geopolítica e educação
13. Precarização do trabalho do professor
2. GRUPOS DE TRABALHO
Ao longo dos últimos anos, a Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB) tem fortalecido a experiência de organização em torno dos Grupos de Trabalho (GTs). Em linhas gerais, os GTs se constituem em uma metodologia de trabalho coletivo, com características diversificadas conforme a autonomia de cada Seção Local e que mantém linhas gerais comuns relacionadas à indissociabilidade entre a teoria e a prática, com atividades de debate teórico e intervenção efetiva
na sociedade em que está inserida.
O espaço dos GTs no IX Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor (a)!, constitui um momento em que os GTs atualmente existentes nas Seções Locais da AGB apresentam aos encontristas os debates que vêm realizando e convocam a comunidade a contribuir com a discussão dessas problemáticas e participar das ações.
Salientamos que para o IX Fala Professor (a)! todos os GTs atuantes nas Seções Locais estão convidados a submeter propostas. A não exclusividade aos GTs da área de Ensino/Educação parte do entendimento que os GTs são essencialmente um espaço de trocas e construção de intervenções na sociedade entre os GTs, as Seções Locais da AGB e a comunidade geográfica, tanto na escala local quanto na regional ou nacional.
As propostas de GT deverão estar presentes na ata de assembleia das seções locais e ser enviadas pelas Seções Locais para o e-mail gt.fala2019@gmail.com até 19 de Abril de 2019.
3. TRABALHO DE CAMPO
No IX Fala, Professor (a)!, as atividades de campo têm como objetivo principal estabelecer um diálogo entre o tema, os eixos temáticos do evento e a realidade local. Nesse sentido, espera-se que os trabalhos de campo problematizem as questões do âmbito geográfico, enriquecidas com as trocas de experiências e as percepções de professores(as) e estudantes. Ao proporcionar tais diálogos, a expectativa é que essa atividade, de um lado, contribua com a compreensão das questões locais e, de outro, com a formação dos participantes do encontro. Os proponentes estão convidados a refletir sobre a atividade de campo durante sua realização, pois não haverá um momento reservado após o campo. Nesta edição do Fala, Professor! os trabalhos de campo serão realizados no último dia do encontro.
Edital de envio de propostas para trabalhos de campo.
A comissão organizadora informa os procedimentos para a apresentação de propostas e inscrições nas atividades de campo para o IX Fala Professor (a)!. Aceitaremos trabalhos de campo de todas as áreas da geografia, mas convidamos os proponentes a refletir sobre questões relacionadas ao tema, aos eixos do encontro e a realidade local.
Cronograma- De 1º de março a 19 de abril: envio de propostas;
- 1º de junho: divulgação das propostas de atividades de campos no site do IX Fala, Professor (a)!;
- 17 de julho: as inscrições serão realizadas no credenciamento (até o limite de vagas);
- Pagamento da inscrição: as inscrições serão realizadas no local do credenciamento, em dinheiro.
Da apresentação de propostas
De acordo com a programação do IX Fala, Professor (a)!, as atividades de campo ocorrerão no dia
21 de julho de 2019, domingo, com término às 18h. Desta forma, recomenda-se a adequação do
percurso ao período de realização da atividade. As propostas deverão ser enviadas para o e-mail: ixfalaprofessorcampo@gmail.com, apresentando os seguintes itens:
- Nome(s) do(a)(s) proponente(s);
- Título e ementa (proposta e objetivos) da atividade com roteiro detalhado, com o horário de saída e previsão do horário de chegada;
- Forma de mobilidade e material de apoio necessário ao inscrito no campo (breve texto, mapas, referências, etc.) e número mínimo e máximo de vagas;
- Informações adicionais (característica do campo, vestuário adequado, local e estimativa de alimentação, etc.) juntamente com um orçamento das estimativas de gasto por pessoa na atividade;
- A responsabilidade sobre o conteúdo e as práticas decorrentes da atividade será dos proponentes.
- As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora do IX Fala, Professor (a)!, a qual verificará a viabilidade das mesmas.
Das inscrições nas atividades de campo:
Apenas encontristas inscritos no IX Fala Professor (a)! e regularizados poderão se inscrever nos Trabalho de Campo.
4. MINICURSOS E OFICINAS
As oficinas e os minicursos são espaços onde são oferecidas atividades de caráter prático e teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências na sala de aula, a partir do compartilhamento de experiências de indivíduos e grupos. É importante que os proponentes façam uma leitura prévia do tema geral e dos eixos do encontro visando proporcionar uma organicidade entre as propostas de atividades, o Fala Professor (a)! e a realidade local. Poderão apresentar propostas para serem desenvolvidas no IX Fala Professor (a)!, pessoas devidamente inscritas no evento.
Cronograma
- De 1º de março a 19 de abril: envio de propostas;
- De 20 de abril até 1º de maio: avaliação das propostas;
- 02 de maio: divulgação das propostas de oficinas e minicursos no site do IX Fala Professor (a)!;
- 17 de julho: as inscrições serão realizadas no credenciamento (até o limite de vagas).
Da apresentação de propostas:
De acordo com a programação do IX Fala Professor (a)!, as atividades ocorrerão no dia 21 de julho de 2019, domingo, de 8:30h às 12:00h, podendo retornar às 14h e encerrar as 17h, ou seja, a carga horária mínima é de 3:30h e a máxima 6:30h. Desta forma, recomenda-se a adequação das atividades ao período de realização das oficinas e minicursos. As propostas deverão ser enviadas para o e-mail: ixfalaoficinaseminicursos@gmail.com, apresentando os seguintes itens:
- Nome(s) da/o(s) proponente(s) com breve currículo;
- Título e ementa (proposta e objetivos) da atividade;
- Sugestão de local;
- Material de apoio necessário ao inscrito (breve texto, mapas, referências, etc.);
- Orçamento do material necessário*
- Número de vagas (mínimo e máximo).
*Observação: a comissão responsável pelas oficinas e minicursos, tentará disponibilizar os matérias necessários, porém é importante destacar que há uma quantidade limitada de recursos financeiros para as atividades. Bem como, a busca pela possibilidade de reprodução dessas atividades na sala de aula.
As propostas serão avaliadas pela Comissão de Oficinas e Minicursos do IX Fala Professor (a)!, a qual verificará a viabilidade das mesmas. A responsabilidade sobre o conteúdo e as práticas decorrentes da atividade será dos proponentes.
Das inscrições nas oficinas e minicursos:
As inscrições nas oficinas e minicursos do IX Fala Professor (a)! serão realizadas durante o credenciamento e apenas encontristas inscritos no IX Fala Professor (a)! e regularizados poderão participar das oficinas e minicursos.
5. ALOJAMENTO
O alojamento do IX Fala Professor (a)! está sendo preparado para ocorrer nas dependências da Escola Municipal Honorina de Barros localizada à Praça Prof. Corrêa Neto, 6 no Bairro São Cristóvão. Valor de R$ 20,00 para os associados com inscrição no evento; esse deve encerrar juntamente com o fim do 2º prazo de inscrições no site (07 de julho). No ato do credenciamento, será possível pagar a taxa para o alojamento mediante a disponibilidade de vagas: R$ 20,00: para associados inscritos no evento. R$ 60,00: para associados não inscritos no evento. R$ 40,00: para
não associados inscritos no evento. R$ 60,00: para não associados e não inscritos no evento. A parceria que vem sendo desenvolvida com a direção da escola caminha para o entendimento de que é preciso ter responsabilidades com o tratar do espaço público. As trocas não serão apenas condicionadas ao uso pelo uso, mas sim uma tentativa de criar laços afetivos e de cuidado para com o espaço que gentilmente está sendo concedido para o alojamento do IX Fala Professor (a)!